segunda-feira, 20 de abril de 2009

Mito 10 - Orientação

Mito: Um manual de operações é suficiente para orientar o franqueado.
Realidade: "Em primeiro lugar, é fundamental que a franquia tenha manuais, pois ainda hoje muitas delas não têm. Em segundo lugar, é importante que os manuais cubram tudo o que o franqueado precisa saber para operar o negócio com eficácia. Porém, tão importante ou mais que os manuais são: a) um Programa de Treinamento que garanta a transmissão do conteúdo dos manuais ao franqueado de forma prática; b) uma Consultoria de Campo que garanta o apoio que o franqueado precisa receber do franqueador no dia-a-dia, dirimindo dúvidas, corrigindo erros, aprendendo juntos, retreinando, estimulando, etc." (Arthur Nemer)


Fontes:
Associação Brasileira de Franchising (ABF). Guia Oficial de Franquias. Editora
Empreendedor. 2000
Responsável pela atualização
ANA PAULA BRAVIM DE ARAÚJO

Sem comentários:

Enviar um comentário