segunda-feira, 20 de abril de 2009

Mito 3 - Marca

Mito: Basta uma marca forte para garantir o sucesso de uma franquia.
Realidade I: "A marca sozinha não é tudo, pois pode sofrer de envelhecimento precoce ou até mesmo tornar-se obsoleta, se o seu dono não souber divulgá-la no mercado, não fizer inovações nem criar novos produtos e serviços. Quem confiar apenas na força da marca, simplesmente desfrutando desse prestígio e acreditando que é permanente, provavelmente terá sua marca, simplesmente desfrutando desse prestígio e acreditando que é permanente, provavelmente terá sua marca aviltada no mercado. O consumidor é fiel a uma marca até aparecer outra nova que a substitua na sua mente. Assim, o cuidado com a marca é obrigação constante do franqueador, pois esse é o seu maior patrimônio, cujo valor estimado deveria, aliás, constar como ativo em seu balanço anual." (Roberto Cintra Leite - Cintra Leite/Horwart Consultores)
Realidade II: "Tornar-se franqueado de um marca famosa oferece, é claro, uma boa vantagem, pois o franqueado irá usar uma marca já conhecida do público e que já tem uma clientela conquistada. Mas isso não é tudo. O Franqueado deve verificar qual a experiência da empresa dona da marca em ser uma franqueadora, pois a mesma pode ter experiência no seu ramo mas ter pouca prática com o sistema de franquias, o que poderá deixar o franqueado em dificuldades. Outro aspecto importante é verificar se o mercado em que a marca vai atuar possui o público-alvo adequado aos seus produtos e serviços." (Ricardo Duarte Passos - LF Soluções em Franchising)


Fontes:
Associação Brasileira de Franchising (ABF). Guia Oficial de Franquias. Editora
Empreendedor. 2000
Responsável pela atualização
ANA PAULA BRAVIM DE ARAÚJO

Sem comentários:

Enviar um comentário