segunda-feira, 20 de abril de 2009

Mito 7 - Supervisão

Mito: A Consultoria de Campo é apenas uma forma de o franqueador controlar as
atividades de seus franqueados.
Realidade I: "No franchising a confiança e a transparência são básicas para um bom relacionamento. As regras e procedimentos não foram inventadas pelo franqueador por mero capricho, mas sim para a eficiência do negócio e do sistema como um todo. Portanto, você deve entender que a obediência às normas não é assunto passível de discussão ou negociações." (Pedro Mello)
Realidade II: "A equipe de supervisão de campo do franqueador tem a função de identificar possíveis desvios na padronização e orientar sua correção. É importante que os franqueados tenham humildade para ouvir o franqueador em suas orientações, quer seja na figura do presidente da franqueadora, quer seja na figura de seus representantes de campo. As sugestões para melhoria vindas dos franqueados são bem-vindas, mas somente deverão ser implantadas após a autorização do franqueador, pois este, sempre preocupado com a padronização da rede, verificará se as sugestões são aplicáveis em todas as lojas. Após essa confirmação, todos serão comunicados e preparados para as mudanças. Esse processo é mais lento que uma implantação de uma idéia em um negócio independente, e isso certamente frusta alguns franqueados mais criativos, mas ao mesmo tempo é uma garantia para a rede, pois mudanças só acontecerão quando forem comprovadamente boas para a rede."
(Marco Aurélio Militelli)


Fontes:
Associação Brasileira de Franchising (ABF). Guia Oficial de Franquias. Editora
Empreendedor. 2000
Responsável pela atualização
ANA PAULA BRAVIM DE ARAÚJO

Sem comentários:

Enviar um comentário